As cores podem afetar todas as partes do nosso ser, amortecendo nosso espírito ou elevando-o. É crucial aprender sobre os vários efeitos que cada cor tem quando se trata de projetar sua casa para que você sempre ande em um ambiente positivo.
A Mountain Vista Psychology afirma que as cores que fazem você sentir emoções, do conforto à raiva, são amarelo, laranja e vermelho, ou tons mais quentes. Enquanto tons mais frios, como azul, verde ou roxo, estão relacionados a sentimentos de tristeza ou calma.
+ Guia Prático: como organizar seu guarda-roupa de forma eficiente
+ Mesa de Lego: como montar a divertida mesa de centro
+ Razões para evitar uma cama king-size, de acordo com especialistas em Feng Shui
É sempre melhor tentar coordenar e preencher seu espaço com cores mais frias para criar um ambiente sereno e alegre. Ao decorar seu quarto pela primeira vez, as tonalidades que você decidir usar nas paredes, na decoração ou nos lençóis podem afetar seu humor e seu sono. Cada escolha que você faz tem alguma influência, afirma Mountain Vista Psychology, que nem sempre é a melhor coisa.
Ao escolher uma cor para os seus lençóis, você pode se surpreender com as tonalidades que deve evitar. Eles podem funcionar para um estilo específico que você está tentando alcançar para o seu quarto, mas podem ser o motivo pelo qual você não consegue ter uma boa noite de sono. Aqui estão algumas cores que você deve evitar ao comprar lençóis.
Vermelho
O vermelho está relacionado a sentimentos ousados, enérgicos, apaixonados ou invejosos. Ele desperta várias emoções ao redor de elementos com a cor, especialmente quando você está dormindo. O vermelho também pode fazer você se sentir triste ou com raiva sem motivo, de acordo com os significados das cores, o que pode mantê-lo acordado à noite. Você quer se sentir em paz em um estado tranquilo quando está dormindo, em vez de temer ir para a cama. Você pode salvar a cor vermelha para peças de decoração de destaque.
Ter lençóis vermelhos também pode atrair percevejos, afirma o Medical Daily . Eles gostam de viver em lençóis vermelhos, pois se misturam facilmente. Se você não quer acordar todas as manhãs com novas picadas de coceira, então definitivamente fique longe de lençóis vermelhos. Eles gostam de viajar em grupos, então se você vir um, há mais não muito atrás. Tente apontar para lençóis amarelos ou verdes, para não ter problemas com percevejos.
Roxo
O roxo promove sentimentos de criatividade e mistério, o que já é um mau sinal se você usar a cor em forma de lençol. Está ligado à espiritualidade e ao mergulho profundo em seu eu interior, afirma Colors Explained, que, se você está tentando dormir um pouco, pode mantê-lo acordado a noite toda pensando em tudo e qualquer coisa. Você pode optar por tons mais claros de roxo, como lavanda, para dar emoções mais calmas.
Se você comprar lençóis roxos, com certeza terá sonhos ou pesadelos estranhos e vívidos, afirma Casper. Isso vai mantê-lo acordado, fazendo você se sentir cansado pela manhã por ter uma noite de sono ruim. Além de roubar seu sono, o roxo também pode fazer você se sentir triste ou frustrado – que é um estado emocional que você não deseja assumir assim que acordar. Usar tons roxos mais claros fará com que você se sinta feliz e tranquilo pela manhã, para que esteja pronto para o dia.
Branco
O branco é sempre uma cor controversa quando é usado em casa, porque pode chamar muita atenção em uma sala ou parecer muito sem graça em uma. Usá-lo para a cor de seus lençóis pode ser um movimento errado, no entanto. NewsBeezer afirma que comprar lençóis brancos pode afetar seus níveis de melatonina e atrapalhar seu horário de sono. A melatonina é um hormônio do corpo que é liberado no cérebro, permitindo que ele determine a hora do dia, de acordo com a Clínica Mayo. Curiosamente, gomas de melatonina estão disponíveis para ajudar aqueles que têm problemas de sono.
Lençóis brancos podem induzir seu cérebro a pensar que é dia à noite, impedindo-o de dormir ou mantendo-o acordado. Embora a cor branca tenha associações positivas, de acordo com Sensational Color, ela também possui associações negativas, fazendo com que a pessoa se sinta fria ou impessoal. Usar lençóis brancos pode fazer com que seu quarto pareça hostil ou estéril por ser muito limpo e claro.
Preto
O preto é misterioso, poderoso e ousado, o que é uma ótima maneira de descrever uma pessoa, mas pode trazer emoções negativas, como tristeza e intimidação, de acordo com os significados das cores. Pode aparecer sem querer, principalmente na sua casa. Embora lençóis brancos possam fazer você ficar acordado devido à forma como refletem o dia, lençóis de cores mais escuras, como o preto, também podem ter o mesmo efeito, exceto provocar sentimentos negativos, afirma o The Sleep Doctor.
Embora os lençóis pretos possam fazer um quarto parecer sofisticado e elegante, eles podem impedir que você se sinta relaxado e confortável na hora de dormir. É melhor usar preto como cor de destaque em seu quarto para manter esses sentimentos negativos fora de seu espaço seguro. Em vez dos lençóis, use a cor em um móvel ou item de decoração para que fique em segundo plano, e não no foco principal.
Marrom
Os tons neutros tornaram-se uma paleta popular no mundo minimalista de tudo, como interiores de casas e guarda-roupas. Mesmo que você possa usar vários tons de marrom em sua casa, é melhor ficar longe de lençóis marrons escuros. Semelhante ao preto, eles podem causar sentimentos negativos e impedir que você durma bem durante a noite. Early Bird afirma que o marrom é uma cor sombria que não fará seu quarto parecer aconchegante.
O marrom pode ser perfeito como cor de fundo usada em móveis, mas algo que o cubra enquanto você dorme não é a melhor opção. Verywell Mind afirma que o marrom está associado à tristeza e à solidão, algo que você deseja evitar sentir quando está dormindo. Se você decidir usar marrom em seu quarto, combine-o com tons de azul para equilibrar a cor escura e amarrá-lo aos tons terrosos.
Fonte: HouseDigest
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook!